terça-feira, 5 de março de 2013


Quando a mulher é de Deus, sua aparência quer seja gorda ou magra, alta ou baixa, branca ou negra, feia ou bonita, enfim, todo o seu exterior fica em um plano inferior, pois no seu interior existe a imagem de Deus, formada pela plenitude do Espírito Santo.
A partir daí ela é transformada em uma mulher virtuosa, a mulher que todos os homens de Deus estão buscando para com ela formarem um só corpo.
A Bíblia apresenta muitas mulheres de valor, tais quais Rebeca; Rute; Noemi; Ester; Maria e muitas outras, que manifestaram em si mesmas o verdadeiro caráter de mulheres de Deus.
Noemi
Havia fome em Israel e um homem chamado Elimeleque, saindo de Belém, mudou-se para a terra dos moabitas, juntamente com sua mulher, Noemi, e seus dois filhos.
Depois de algum tempo, Elimeleque morreu. Seus filhos se casaram com mulheres moabitas. Uma se chamava Orfa e a outra Rute. Passados quase dez anos naquela terra estrangeira, os filhos de Noemi também vieram a falecer, ficando ela e as duas noras sozinhas.
Noemi aconselhou que Orfa e Rute voltassem à casa de seus pais, porque ela retornaria à sua terra. Embora Orfa tivesse resistido no início, acabou aceitando o conselho da sogra. Rute, entretanto, apegou-se à sua sogra e não se apartou dela.
Noemi lhe disse: "...Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada." (Rute 1.15). Porém quanto mais Noemi insistia para que partisse, mais Rute se apegava a ela, a ponto de lhe dizer:
"...Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti." Rute 1.16,17
Certamente Noemi tinha algo muito especial, para que sua nora se apegasse a ela com tamanha determinação. A verdade é que Rute deve ter visto em Noemi o exemplo de uma mulher de Deus.
Não havia motivo algum, pelo menos aparente, para Rute se apegar à sua sogra da forma como fez, pois Noemi não possuía outros filhos, nem dinheiro; não tinha bens, nem um futuro promissor, haja vista que já era até de idade avançada.
Enfim, Noemi nada podia oferecer à sua nora. Sua única riqueza, a qual Rute desejava herdar, com a mais absoluta certeza estava dentro do seu coração!
A maioria das sogras e noras não se combinam. Normalmente a sogra não aceita ser "trocada" pela nora, ou a nora não permite que a sogra se envolva na sua casa. É como briga de foice no escuro, conforme se diz popularmente.
Noemi, no entanto, era uma sogra diferente. Ela era de Deus! Rute, que era moabita, portanto uma mulher idólatra e endemoninhada, passou a ser tão pura e tão santa quanto sua sogra. Por quê?
Porque Noemi espelhava a imagem de Deus para ela! Isto a cativou tanto que ela deixou o seu povo, a casa dos seus pais, os seus deuses e todas as coisas para trás, com a finalidade de viver o resto dos seus dias junto da sua sogra.
Eis o caminho para se conquistar o coração dos maridos; das mulheres; dos filhos; dos pais; das sogras; enfim, todos os familiares e parentes incrédulos para o Senhor Jesus. Noemi conquistou sua nora para Deus pelo exemplo de vida santa e fervorosa.

Nenhum comentário: