quinta-feira, 14 de março de 2013


Homens da Bíblia: Elcana


Ele apoiou sua esposa no voto que fez ao Senhor

Elcana era um homem que tinha duas mulheres: Penina e Ana. A primeira era fértil e tinha filhos, mas a segunda sofreu por não conseguir lhe dar herdeiros (1 Samuel 1:1-2).

Porém Ana, depois de muito sofrer com as provocações de Penina, estava muito triste e fez um voto com Deus: se Ele desse um filho a ela, esse seria entregue para servi-Lo em Sua casa (1 Samuel 1:9-11). E assim ela foi mãe de Samuel (1 Samuel 1:20).

Todos os anos, Elcana oferecia a Deus um sacrifício, e depois que Samuel nasceu, Ana não o acompanhou, como fez toda a família, pois somente faria isso após seu filho desmamar, para cumprir sua palavra perante o Senhor. O detalhe é que Elcana concordou (1 Samuel 1:21-22).

Estar em união no voto

Elcana teria todo o direito de interferir na decisão de Ana, já que ele era seu marido e pai de Samuel. Mas não o fez.
O interessante é que em nenhum momento Elcana questionou Ana sobre os motivos que a levaram a oferecer ao Senhor algo que ela tanto desejava e que tanto custou. Ele somente entendeu e apoiou.
Para uma mulher, não ter a possibilidade de engravidar é algo que traz tristeza e, muitas vezes, trauma. A posição de Elcana de não se opor à decisão de Ana mostra justamente que ele entendia o sofrimento de sua esposa.

E quantos são os maridos que não entendem o sofrimento de suas mulheres? Antes mesmo de tentar entendê-las, criticam, julgam e inteferem naquilo que a fará felizes e realizadas.
Para Ana, entregar seu filho a Deus era um prazer e uma realização pessoal imensurável. Ela já havia vivido a maternidade e o gozo maior dela era vê-lo crescendo na presença do Senhor.

É importante que o marido entenda a relação de sua esposa com Deus, não causando interferência em seu ministério, atitudes de fé, momento de oração e de jejum.
Que os maridos saibam ser um “Elcana” na vida de suas esposas, respeitando, mesmo com dificuldade, a entrega delas para agradar a Deus. Quem sabe Elcana não O agradou ainda mais tendo esse posicionamento de respeito e amor em relação à sua mulher?

Nenhum comentário: