sexta-feira, 8 de março de 2013


OFERTANDO PARA SI MESMOS

Algumas pessoas infelizmente nunca tiveram o privilégio de ofertar nada a Deus, nem suas vidas, nem alguma posse material. Deus é o Criador dos céus e da terra, dele são os animais do campo, os peixes do mar, as fontes das águas, dele é a prata e o ouro, dele é a alma do pai e do filho, Ele mesmo nos dá livremente todas as coisas para delas aproveitarmos com sabedoria, Deus não precisa ser servido como que por mãos de homens porque dEle vem tudo. Tudo que temos primeiramente dele recebemos. E se recebemos porque nos gloriamos?

Alguns de nós congregam de forma que sustentamos um salão com cadeiras, ventiladores, aparelhos de som, banheiros, enfim, paga-se aluguel, água, luz e tem campanha de oferta para colocar forro no lugar, e para comprar novo som, e para trocar cadeira e enfim sempre é mais um dinheirinho de oferta, as vezes para colocar ar condicionado, para trocar o piso, pintar a parede, as vezes fica bonitão o lugar da reunião, quem dera tivéssemos o mesmo zelo em limpar nosso coração. Eu nem consigo entender porque temos que interromper o culto com momento de ofertas e avisos intermináveis, poderia fazer isso de outro modo, as ofertas nem precisam ser tiradas em público. Estes dias o Senhor estava me falando que a maioria das pessoas que traz algum dinheiro para a igreja na realidade não estão dando nada para Deus mas sim para si mesmas, que muitos dão dinheiro com a mentalidade de que eles mesmos irão usar aquele lugar, estão ofertando para seu próprio conforto e tranquilidade, estão ofertando para ter um lugar bonito que ficar se gloriando depois, estão como que pagando por um serviço prestado, eu trago dinheiro porque uso o banheiro, a água, a luz, gosto de ter cadeira para sentar e por ai vai. É sempre a mesma desculpa para pedir dinheiro e mais dinheiro, tem que pagar isso, aquilo, água, luz, aluguel e no final das contas gastamos dinheiro só naquilo que ira beneficiar a nós mesmos.

Procure entender o que estou querendo falar: Zacarias 7:5,6 Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes? Ou quando comestes, e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes?
O profeta Zacarias já pregava estas coisas, para não pensarem que estou tirando coisas da minha cabeça, quantos não pensam por exemplo que se fizerem um jejum poderão forçar Deus a fazer o que eles querem. Quantas vezes não jejuamos em causa própria e não para Deus? Alguns pensam que o jejum vai mudar o coração de Deus e que se ofertarem um jejum irão convencer Deus a fazer a nossa vontade. Na verdade Deus não muda, a vontade de Deus não irá mudar, o jejum poderá, se for feito de forma correta (que é espiritual primeiro e não simplesmente abster-se de comida) mudar o nosso coração e conformá-lo a vontade de Deus e nunca convencer Deus a fazer nossa vontade. Pense bem no que Zacarias fala, eles ofertavam jejuns e choros e era por si mesmo que faziam isso e Deus não os ouvia pois era egoísta a sua preocupação.

Zacarias 7:9,10 Assim falou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão. E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu irmão.

Vale a pena ler este capítulo todo de Zacarias 7 e Isaías 58 para saber o que é jejum de verdade. Lá em Marcos 7 o Senhor traz outro ensino onde censura a tradição dos anciãos, ele fala daquilo que era chamado Corbã. Corbã era algo consagrado a Deus, um tipo de oferta que deixavam no templo e era consagrado a Deus e não poderia ser usado para mais nada. Acontece que muita gente para não querer ajudar seus pais deixava lá no templo essa oferta (Corbã) e depois dizia aos seus pais "aquilo que de mim você poderia aproveitar é Corbã", ou seja, eu dei para Deus aquilo que eu poderia usar para te ajudar. Eles aceitavam esta prática e com isso invalidavam o mandamento que diz para honrar pai e mãe, e acontece que depois que os pais morriam a pessoa podia ir lá no templo e "resgatar" esta oferta e logicamente o sacerdote ficava com alguma parte. Não preciso nem dizer que isso não faz parte da lei de Deus, mas eles violavam os mandamentos porque amavam o dinheiro e para não ajudar os pais colocavam o dinheiro no templo. Era como se hoje em dia alguém dissesse, não posso ajudar meu pai que passa necessidade nem honrar minha família porque dei o dinheiro para a obra de Deus.

Insensatos! Não é obra de Deus que você cuide da tua família também? Aliás, a bíblia diz que quem não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua casa é pior que o infiel e negou a fé! (1 Timóteo 5:8 )
Marcos 7 E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.
Como fazer então para ofertar a Deus!?

- Ajudando os irmãos que precisam:

Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 1 João 3:17

Tiago 2:14-17 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

- Ajudando os pobres:
O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra. Provérbios 14:31

Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício. Provérbios 19:17


- Ajudando e recebendo os pequeninos:

Mateus 25:34-40 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

As mesmas palavra ditas por Zacarias "mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão", não estou falando de ajudar o preguiçoso, pois Paulo diz que se alguém não quer trabalhar que não coma. Vamos ver então o que nos motiva a usar nossas posses, amor ou comprar conforto e pagar pelo serviço prestado? Para nossa vergonha digo, alguns de nós pagamos o pastor para ser nosso sacerdote, para orar pela gente, ler bíblia pela gente, pagamos o aluguel e as cadeiras e demais coisas só para ter um lugar de conforto, mas se nosso irmão estiver necessitado do nosso lado fechamos os olhos, nem carona para ir embora não queremos dar. Pagamos o pastor para orar porque temos preguiça de orar! Pagamos para não ter que fazer nada...

Nenhum comentário: